Curso de Inglês Presencial Vs. Curso de Inglês Online

Posted on Dec 6, 2016 in Dicas, INGLES AGORA, Investindo dinheiro

curso-de-ingles-presencial-gratuito-mec_591185Com cada vez menos tempo livre nas mão e mais cobranças do mercado profissional, quem quer aprender outro idioma precisa recorrer à alternativa online do antigo curso de escolinha. Mas qual dos dois é melhor? Um curso de inglês à distância ou presencial?

A verdade é que cada um é mais apropriado para um tipo de pessoa, e com a tecnologia entrando tanto nas aulas presenciais quanto melhorando o ensino online já não há tanta diferença assim. O importante é conseguir como aprender ingles sozinho, independente de ser curso presencial ou online, mas vamos as dicas do ILL CUTS.

O material de apoio como vídeos, áudios e jogos que eram um diferencial do curso online, hoje em dia fazem parte também das salas de aula. Enquanto as videoconferências tornaram possíveis treinar pronúncia e conversação da sua casa.

Com essas diferenças fora do caminho as únicas que importam são as suas preferências pessoais e limitações, como horário disponível e disposição para estudar sozinho.

Comparando Cursos de Inglês Online com Presenciais

Para te ajudar na escolha, fiz um comparativo com as características que julgo mais importantes em cada tipo de curso de inglês.

Disponibilidade

Esse foi o grande motivo por trás da popularização dos cursos de inglês online, poder ter aulas na hora que quiser e no tempo que tiver disponível é algo que para alguns não tem preço.

Como o curso está sempre no ar, pode-se estudar inglês da meia-noite até as seis da manhã numa quarta-feira, se for seu único horário disponível.

Já nas escolas, você precisa comparecer numa aula em horário pré-determinado com uma duração também estabelecida previamente.

Ferramentas Digitais

Um dos pontos que sempre foi dominante em cursos online de inglês foi o uso da tecnologia como ferramenta de apoio ao aprendizado.

Porém, a popularização de computadores, tablets e smartphones faz com que salas de aula também possam fazer uso dessas ferramentas com facilidade.

O uso desse tipo de ferramenta também polariza em outro ponto: o Feedback. No curso presencial há a necessidade de esperar o professor fazer a correção das atividades, mas ao ver seu desempenho ele entende onde você tem dificuldade e pode te ajudar a superar.

Já no curso online os resultados de provas saem imediatamente, mas o aluno não tem esse retorno no professor quanto a uma área deficiente e precisa rever o conteúdo por si só, sem entender exatamente onde errou.

Grupos

Esse, que era um diferencial do ensino presencial, está cada vez mais presente nas alternativas digitais.

A importância de um grupo no aprendizado de inglês é indiscutível, te dá a oportunidade de aprender com o erro dos outros, de entender as coisas de um ponto de vista diferente, e também é mais um meio de treinar pronúncia e conversação além do fator social.

Com isso em mente, mais e mais cursos online de inglês estão adotando aulas em grupo em seus sistemas, alguns com salas de discussão com professor, outros com atividades em grupo.

Custo

Teoricamente esse ponto deveria ser mais forte no curso de inglês online, já que não há gastos com material físico, local com salas de aula, lousas, cadeiras, etc. Mas isso não leva em conta todos os gastos necessários para manter a plataforma online como equipe de desenvolvedores, servidor, publicidade, etc.

Conclusão

Apesar das características dos cursos estarem se mesclando, as diferenças entre um curso de inglês online e um curso de inglês presencial é bem óbvia.

Apenas você vai saber qual é o que mais se adequa à você, se ainda está em dúvida, tente fazer um curso online gratuito e veja como se sai.