Tire todas as suas dúvidas sobre Colposcopia

Posted on Sep 4, 2017 in Dicas

Você sabe o que é Colposcopia? Bom, se você não sabe, a colposcopia é um exame realizado com o objetivo de avaliar a região íntima da mulher (desde vulva, a vagina e até o colo do útero) de uma maneira bastante detalhada e que possibilite a percepção dos sinais que podem apontar inflamação​ do local ou a presença de algumas doenças, como por exemplo, o HPV e o câncer.

 

Esse exame não é doloroso, mas pode causar um pequeno desconforto no procedimento. A paciente também pode sentir uma sensação de ardor quando o profissional aplica produtos que ajudam a observar melhor a região a ser examinada. Geralmente, a colposcopia é solicitada pelo médico, quando a paciente tem um resultado anormal do exame Papanicolau. O preço varia de acordo com a clinica e com a necessidade de fazer ou não uma biópsia.

 

Durante o exame, o ginecologista introduz o especulo na vagina, que é um pequeno instrumento utilizado para abrir o canal vaginal e mantê-lo aberto, permitindo uma melhor observação da área pelo médico. Após isso, o coloscópio (o aparelho que parece um binóculo), é inserido na paciente para permitir uma visão ampliada da vagina, da vulva e do colo do útero, locais que são analisados por esse exame.

 

Por fim, o ginecologista utiliza alguns produtos na região do colo do útero analisada para que ele possa identificar se há alguma alteração no local. É neste momento que a mulher pode sentir um pouco de ardência. Caso alguma alteração seja encontrada nessa etapa do exame, o ginecologista realizará uma biópsia da região para enviar uma amostra do local para ser analisado em laboratório.

 

Antes de fazer esse exame, é aconselhado que você não tenha relações sexuais durante dois dias, não estar menstruada, não fazer duchas vaginais e não introduzir nada na vagina três dias antes do exame, como por exemplo: medicamentos vaginais, cremes, tampões e etc.

 

É um procedimento mais normal do que parece. Eu já fiz e deu tudo certo. Fiz com uma doutora ótima, chamada Fabiana Kac, que tem um consultório que realiza colposcopia rj em Ipanema, no Rio de Janeiro. É só entrar no site dela, para que vocês possam entrar em contato e marcar uma consulta também.